Jacaré invade casa em Marechal Deodoro e é resgatado por policial científico fora de serviço

13 de outubro de 2025 às 14:40
Geral

Carlos agiu com rapidez e demonstrou conhecimento técnico - Foto: Reprodução

Por Redação 

O que seria um fim de tarde comum no Povoado Malhadas, em Marechal Deodoro, se transformou em um momento de tensão nesse domingo (12), quando um jacaré de 1,90 metro invadiu uma residência e tentou atacar os moradores — entre eles, uma criança que brincava no local.

O incidente mobilizou vizinhos, mas a situação foi controlada com a ajuda de Carlos Alexandre, servidor da Polícia Científica e técnico em Meio Ambiente formado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Mesmo fora de serviço, ele atendeu ao pedido de socorro e conseguiu conter o animal com segurança.

“O pessoal sabia que eu tenho experiência com esse tipo de situação e me acionou. Como o jacaré estava estressado e ameaçando os moradores, havia o risco de que fosse morto pela população por medo. Não podia deixar isso acontecer”, relatou Carlos.

O policial científico utilizou técnicas de resgate noturno de répteis de grande porte, demonstrando preparo e empatia tanto com as pessoas quanto com o animal.

“A técnica consiste em usar uma lanterna para desorientar o animal, pois ele tem visão frontal e pontos cegos. Com isso, consegui imobilizá-lo com uma corda, sem necessidade de instrumentos que possam machucá-lo. O segredo é agir com calma e respeito ao comportamento do bicho”, explicou.

O resgate foi gravado por moradores e rapidamente compartilhado nas redes sociais. Após a captura, Carlos levou o jacaré a um local seguro e acionou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), que concluiu o processo de soltura.

De acordo com o BPA, o animal não apresentava ferimentos e foi devolvido a uma área de preservação ambiental. Nenhum morador ficou ferido durante a ocorrência.

*Com informações da Assessoria