Alagoas recebe antídotos essenciais para combater intoxicação por metanol

10 de outubro de 2025 às 17:14
Geral

Primeira remessa de antídotos para atender pessoas intoxicadas com metanol - Foto: Divulgação

Por Francês News

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAU) recebeu 84 unidades de antídotos para tratar intoxicações por metanol, sendo 24 de fomepizol e 60 de etanol, que serão usados conforme a necessidade. Esses antídotos são essenciais para neutralizar os efeitos tóxicos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. A rede de saúde é responsável em administrar o tratamento seguindo protocolos específicos, com fluxo definido para notificação, coleta de material para diagnóstico e atendimento imediato às vítimas.

Na última semana, foi confirmado o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado, uma mulher de 43 anos está internada em um hospital particular de Maceió após consumir uma caipirosca em um restaurante da capital. O caso está em investigação, e exames toxicológicos foram realizados para confirmar a presença da substância no organismo. Inicialmente, o antídoto etanol precisou ser solicitado externamente, devido à indisponibilidade na unidade, mas agora a rede de saúde estadual está preparada para atender casos semelhantes, com os antídotos disponíveis e o fluxo assistencial definido.

As pessoas que apresentarem sintomas como náuseas, dor abdominal, visão turva, confusão mental ou convulsões devem procurar atendimento médico imediatamente. A recomendação também reforça que a população consuma apenas bebidas de origem confiável, evitando produtos sem selo ou procedência conhecida, pois o metanol é altamente tóxico e pode causar danos graves ou até a morte.

Leia a matéria completa aqui