Alagoas é o segundo estado onde mais trabalhadores vão a pé para o trabalho
Por Francês News
Alagoas se consolidou como o segundo estado brasileiro onde mais trabalhadores se deslocam a pé para o trabalho, de acordo com os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quinta-feira (9) pelo IBGE. O estado ficou atrás apenas da Bahia, com 25,5% da população ocupada – o equivalente a 214.302 pessoas – utilizando a caminhada como principal meio de locomoção.
O dado coloca Alagoas significativamente acima da média nacional, que foi de 17,7%, e reflete uma realidade de mobilidade curta e acesso limitado a transportes motorizados em boa parte do estado. A exceção foi a capital Maceió, onde apenas 14,9% dos trabalhadores iam a pé – reflexo do uso mais intenso de automóvel (31,4%), ônibus (29,5%) e motocicleta (10,5%).
Enquanto Maceió seguiu o padrão das grandes cidades, 101 dos 102 municípios alagoanos registraram percentuais de deslocamento a pé superiores à média do país. Em 13 deles, mais da metade dos trabalhadores seguiam a pé para o trabalho, com São Brás liderando o ranking estadual (63,6%), seguido por Belo Monte (57,2%), Traipu (56,5%), Pindoba (56,3%) e Dois Riachos (55,8%).
Segundo Alcides Tenório Júnior, superintendente do IBGE em Alagoas, "esses percentuais reforçam o perfil de mobilidade curta das cidades de pequeno porte, onde grande parte dos ocupados trabalhava perto de casa ou a locomoção motorizada era menos acessível".
O Censo também revelou que o nível de ocupação em Alagoas – proporção de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar – foi de 44,2%, abaixo da média nacional de 53,5%. Apenas Barra de São Miguel (57,7%) e São Miguel dos Milagres (57,1%) superaram a marca do país.
Leia a matéria completa aqui