Primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol é registrado em Alagoas
Por Francês News
Um jovem de 22 anos, residente em Estrela de Alagoas, é o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado. Segundo a Prefeitura de Palmeira dos Índios, ele deu entrada na madrugada de domingo (6) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, inicialmente com sintomas semelhantes aos de bronquite asmática, e foi transferido para a UTI do Hospital Regional Santa Rita.
A prefeitura informou que as autoridades de saúde de Estrela de Alagoas foram notificadas e permanecem mobilizadas para acompanhar o caso.
A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira dos Índios também iniciou ações de fiscalização e controle de possíveis produtos contaminados. Até o momento, nenhum comércio apresentou irregularidades ou mercadorias suspeitas, mas órgãos de vigilância orientam os consumidores a redobrarem os cuidados ao adquirirem bebidas alcoólicas.
Este é o primeiro caso em Alagoas, mas não o primeiro envolvendo um alagoano. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou no último sábado (4) a suspeita de um caso em Garanhuns de um cidadão de Maceió, que estaria também com sintomas de intoxicação por metanol.
Casos no Brasil
O Brasil registrou 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6). Até o momento, o país contabiliza 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, sendo 200 casos ainda em investigação.
São Paulo lidera os registros, com 15 casos confirmados e 164 sob análise, representando 82,5% do total. O Paraná confirmou dois casos e investiga outros quatro. Além deles, 12 estados notificaram suspeitas ainda em investigação, entre eles Pernambuco (10), Mato Grosso do Sul (5) e Ceará (3). Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram as ocorrências anteriormente analisadas.
Leia a matéria completa aqui