Maceioense está na lista de suspeitos de intoxicação por metanol, informa Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco

05 de outubro de 2025 às 13:25
Geral

Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco registrou um caso suspeito vindo de Maceió - Foto: Canva/reprodução

Por Francês News

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou neste sábado (4) a notificação de seis novos casos suspeitos de intoxicação por metanol, elevando para 12 o total de ocorrências no estado relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Os novos pacientes são todos homens, com idades entre 20 e 58 anos, residentes nas cidades de Lajedo, Lagoa do Ouro, Caruaru, Recife, Carpina e Maceió, capital de Alagoas - este último sendo um caso importado.

A atualização do boletim oficial também confirmou a notificação de um óbito suspeito de intoxicação por metanol no município de Lajedo, ocorrido no final de agosto. Além dos 12 casos em investigação, a SES-PE registrou um caso já descartado, após laudos indicarem que as alterações de saúde do paciente não eram compatíveis com intoxicação exógena.

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Leia a matéria completa aqui