Vereador acusa gestão Rui Palmeira de calote de R$ 70 milhões no Iprev de Maceió

24 de setembro de 2025 às 21:02
Política

O vereador Davi Empregos (União Brasil) - Foto: Dicom CMM

Por Francês News

Em sessão tumultuada da Câmara de Vereadores de Maceió nesta quarta-feira (24), o vereador David Empregos (União Brasil) denunciou publicamente um suposto calote de R$ 70 milhões deixado pela gestão do ex-prefeito Rui Palmeira (PSD) – hoje também vereador – contra o Instituto de Previdência (Iprev) do município. Segundo o parlamentar, o prejuízo foi “contornado” pela administração atual do prefeito JHC.

David Empregos afirmou que, “no apagar das luzes”, a gestão anterior parcelou a dívida para ser paga pela atual administração, além de ter deixado de recolher contribuições ao Iprev por vários meses, com aprovação da própria Câmara. “Por que deixou de pagar? (…) O que a gente tem são manchas no passado dos servidores da Câmara”, questionou.

Reação de Rui Palmeira

Durante um debate no expediente final da sessão desta quarta-feira (24) na Câmara de Maceió, o vereador Rui Palmeira (PSD) irritado por não poder se manifestar, bateu com força na mesa e abandonou o plenário. Palmeira havia sido acusado pelo vereador Davi Empregos (UB) de causar um "calote" no Instituto de Previdência de Maceió (Iprev). 

Naquele momento, acontecia um debate entre os vereadores Rui e Kelmann Vieira (MDB), líder do governo, justamente sobre o assunto. Como estavam no final da sessão, o presidente da Casa, Chico Filho (PL), explicou que, de acordo com o regimento interno, não era permitido conceder a palavra naquele momento durante o expediente final. Foi quando Palmeira bateu na mesa forte, com o barulho sendo captado pelos microfones

Antes, Chico Filho havia garantido que ambos, Rui e Kelmann, teriam espaço para se pronunciar na sessão desta quinta-feira (25).

Leia a matéria completa aqui