Entre amigos: comenda da PGE é vitrine para caciques do MDB e familiares do governador
Por Vinícius Rocha/Francês News
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) se prepara para entregar, no próximo dia 18 de setembro, a Comenda Procuradora Sônia Suruagy, em celebração ao Dia do Procurador do Estado. Criada em 2023 para reconhecer personalidades de destaque no Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público e sociedade civil, a honraria chega à sua terceira edição com uma lista de homenageados que evidencia o descalabro: o reforço às alianças políticas e oligárquicas em Alagoas.
Entre os nomes escolhidos estão o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-governador e atual ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), além do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), que disputou a prefeitura de Maceió em 2024. Também concedeu a comenda o ex-secretário da Fazenda e atual secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, considerado braço-direito de Renan Filho, e o deputado federal Luciano Suruagy Amaral, primo do governador Paulo Dantas e aliado da primeira ordem do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor.
No núcleo familiar do governador, a lista inclui ainda o prefeito da Batalha, Wagney Dantas (MDB), irmão de Paulo, e a secretária de Planejamento e Gestão, Paula Dantas, filha do chefe do Executivo estadual. Por sua vez, a pianista e figura da música erudita alagoana, Selma Britto, é avó de Júlia Britto, esposa do mandatário estadual.
Ainda na lista de agradecimentos estão a influenciadora Marina Ferrari, ex-participante do reality A Fazenda, e o prefeito de Roteiro, Paulo Teixeira (MDB), assim como o desembargador Otávio Praxedes, e os procuradores do Estado Marcos Vieira Savalli, Rita de Cássia Coutinho e Rita de Cássia Lima Andrade. Outras personalidades alagoanas parecem equilibrar a lista de escolhidas, a exemplo de Mãe Neide, importante liderança das religiões de matriz africana em Alagoas.
Leia a matéria completa na Francês News