Idoso é declarado morto, mas volta a apresentar sinais vitais em UPA de Palmeira dos Índios
Por Redação
Um idoso de 90 anos, natural de Igaci, voltou a apresentar sinais vitais horas depois de ter sido declarado morto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. O caso ocorreu entre a madrugada e a manhã desta última terça-feira (2).
O paciente havia dado entrada no dia 1º de setembro e sofreu uma parada cardiorrespiratória por volta das 2h30. Após cerca de uma hora de procedimentos de reanimação sem resposta, médicos confirmaram o óbito e o corpo foi levado ao necrotério da unidade.
Cerca de quatro horas depois, durante visita de familiares, foi percebido que o idoso respirava e emitia sons semelhantes a roncos. Ele foi levado de volta à área vermelha, onde foram identificados pulso e respiração, embora permanecesse inconsciente. O paciente recebeu novamente cuidados intensivos, mas morreu durante a madrugada seguinte.
Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (3), a direção da UPA informou que todos os protocolos assistenciais foram cumpridos e que não houve falhas técnicas ou de equipe. O caso será encaminhado ao Núcleo de Segurança do Paciente e à Comissão de Revisão de Óbitos para análise.