Lula nomeia a procuradora Marluce Caldas para vaga de Ministra do STJ

20 de agosto de 2025 às 20:49
Política

Fotos: Ricardo Stuckert / PR

Por Francês News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou oficialmente nesta quarta-feira (20) a procuradora Marluce Caldas como a nova ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A cerimônia de assinatura do documento ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, e da senadora Eudócia Caldas (PL-AL), mãe do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC.

A nomeação coroa um processo que começou com o anúncio da indicação pelo Planalto no início de julho. Na semana passada, Marluce foi aprovada por unanimidade pelo Senado Federal após sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

 

Com uma carreira jurídica sólida, Marluce formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1982 e ingressou no Ministério Público estadual quatro anos depois. Foi promovida a procuradora de justiça em 2021, construindo uma trajetória destacada nas áreas criminal e de direitos humanos. Sua posse no STJ representa não apenas uma conquista pessoal, mas a consolidação de um importante acordo político que fortalece o governo no Congresso.