Movimento de esquerda posta levante contra Congresso e usa imagem do prédio em chamas: 'Inimigo do Povo'
Por redação com O Globo
O movimento social Frente Povo Sem Medo subiu o tom nas publicações em suas redes contra o Congresso Nacional, após os reveses sofridos pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias. O governo foi derrotado na semana passada, quando foi derrubado o decreto pelo aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na Câmara e no Senado.
O grupo tem feito publicações com imagens das Casas Legislativas em chamas, e com a hashtag #congressoinimigodopovo. "A falsa preocupação do congresso e do centrão com corte de gastos não é sobre responsabilidade fiscal e sim sobre o brasileiro continuar a pagar a farra dos super-salários, para aumentar número de deputados e defender interesses da elite", diz uma das postagens do grupo no Instagram, que possui pouco de 20 mil seguidores. Mensagens similares têm sido publicadas em seu perfil na rede X.
O Povo Sem Medo é considerado um dos braços de mobilização da esquerda para atos nas ruas. Criado em 2015, o movimento fez atos contra o pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, e fez atos como a ocupação do triplex no Guarujá atribuído a Lula nas investigações da operação Lava-Jato.
Em atos mais recentes, durante a pandemia da Covid-19, o grupo interrompeu o fluxo de vias em São Paulo, como um trecho da Marginal Tietê, contra o aumento dos combustíveis e com gritos de "Fora Bolsonaro".