Brasil irá liderar discussão na ONU para criação do Estado da Palestina
Terra
O Brasil foi convidado a presidir um dos grupos que irão discutir a criação do Estado da Palestina na Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com nota enviada ao Terra pelo Ministério das Relações Exteriores nesta terça-feira, 20, o País foi convidado por França e Arábia Saudita, duas copresidências da Conferência Internacional para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados, que acontecerá em junho.
A discussão será copresidida pelo Senegal, durante o grupo de trabalho 7 do encontro, que trata da promoção do respeito ao direito internacional para a implementação da solução de dois Estados.
Os oito grupos de trabalho convocados pelas copresidências da Conferência são abertos a todos os Estados-membros e a representantes do sistema ONU, incluindo programas, fundos, agências especializadas e comissões regionais, além das instituições de Bretton Woods -- o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Ainda segundo o Ministério, todos os Estados-membros da ONU estão sendo consultados simultaneamente pelos oito grupos de trabalho e participarão das discussões de forma voluntária.
Ainda não se sabe quais outros países participarão dos grupos.
A guerra entre Israel e Hamas, que motiva as atuais discussões para criação do Estado da Palestina, começou em outubro de 2023, quando o Brasil presidia o Conselho de Segurança da ONU.