Entrevista exclusiva na Rádio Nova Brasil: vice‑presidente da OAB-AL destaca aumento de 16% nos homicídios de idosos em Alagoas
Por redação
Em entrevista exclusiva ao Jornal Nova Brasil, da Rádio Nova Brasil, o vice‑presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB-AL, Tutmés Toledo, divulgou o balanço de homicídios contra idosos em Alagoas, revelando um aumento de 16% em 2024 na comparação com o ano anterior, totalizando 35 casos.
“Lamentavelmente nós estamos aqui mais uma vez pra tratar desse tema né, que é a questão da violência contra a pessoa idosa”, afirmou Toledo. Segundo ele, o levantamento da OAB-AL utilizou dados da Secretaria de Segurança Pública e informações de crimes noticiados pela imprensa local.
Toledo destacou casos que chamaram a atenção, como o de um idoso que foi assassinado por conta de R$ 5. “A vítima estava bebendo com uns colegas e alguém exigiu o dinheiro, a vítima não tinha, e por isso foi assassinado”, relatou. Outro episódio citado foi o de uma mulher assassinada pelo próprio filho em São José da Tapera. “Ele havia pedido R$ 10 para a mãe, ela negou, e o próprio filho a matou”, disse.
Além dos homicídios, o advogado comentou sobre outras formas de violência contra a pessoa idosa, como agressões dentro de casa e negligência de familiares e cuidadores. “Há algumas ocorrências de idosos supostamente escorregando no banheiro e se machucando, mas na verdade foi até um empurrão”, afirmou.
Ele também destacou a subnotificação dos casos: segundo Toledo, algumas vítimas, por amor ao familiar agressor, evitam fazer denúncias.