Alagoas é o terceiro estado do NE com menos mortes por afogamento, aponta boletim

24 de abril de 2024 às 15:52
BOLETIM DO SOBRASA

Foto: reprodução

Por redação

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) divulgou, nesta quarta-feira (24), um boletim epodemiológico apontando os casos de afogamento no Brasil. Dividindo por Estados, o documento aponta que Alagoas está em 3º lugar com menos óbitos por afogamento entre todas as federações do Nordeste.

De acordo com o boletim, que leva em consideração dados do afogamento desde 2022 até este ano, Alagoas registrou 111 mortes por afogamento, com 51% das cidades alagoanas registrando os óbitos pelo acidente. O boletim leva em consideração afogamento em praias, lagos, rios e piscinas.

Segundo Tenente-Coronel Pantaleão, Comandante do Batalhão de Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), mortes por afogamento não são acidentes e podem ser evitadas por meio da prevenção. No Estado, de janeiro até o mês de abril deste ano, a corporação já atendeu 64 ocorrências de afogamento.

Alagoas só possui mais mortes registradas que o Rio Grande do Norte (RN), que teve 95 óbitos, e Sergipe (SE), que teve o menor número de mortes por afogamente de todo o Nordeste, com apenas 72 óbitos. O estado nordestino com o maior registro de mortes foi a Bahia, com 539.

Além disso, Bahia foi o segundo estado com o maior número de óbitos por afogamento, perdendo apenas para São Paulo, que registrou 721 casos desde 2022.

O boletim apontou que, ao todo no Brasil, houve um total de 5.488 mortes de brasileiros por afogamente no período de 2022 até hoje. O relatório destaca que, com esses dados, há uma média de 15 mortes por dia ou uma a cada 90 minutos.