Delegado Fábio Costa denuncia SSP por suposta troca ‘arbitrária’ de comando do NEAC
Por redação
O deputado federal Delegado Fábio Costa (PP) usou suas redes sociais para anunciar, nesta terça-feira (21), que protocolou, junto ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), uma denúncia contra a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) pelo afastamento do comando do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC).
Ao justificar, o parlamentar alegou que o afastamento se deu de forma “ilegal e sem transparência” em junho deste ano.
Ao elaborar, Fábio Costa diz que a troca foi motivada por um desentendimento entre o comando - que atuam no órgão há 11 anos - e o Governo Estadual na contabilização dos números da violência em Alagoas.
“O motivo para esta troca teria sido porque esses profissionais não estavam aceitando a ingerência do governo na forma correta e transparente de como esses números sempre foram contabilizados”, declarou o deputado.
Costa continua ao declarar que a mudança ocorreu durante um aumento no registro da violência no estado.
“Essa troca ocorreu justamente quando todos os alagoanos estão presenciando um aumento desenfreado na violência em Alagoas”, disse.
O delegado questiona a gestão estadual sobre o real motivo da troca, apontando a teoria de que o governo estaria tentando “maquiar” os números da violência.
“Estaria o Governo de Alagoas tentando nos enganar? Nos ludibriar, maquiando os números reais da criminalidade no Estado? Os números não mentem, mas quem controla as estatísticas podem sim fabricar números mentirosos”.